Publicado inicialmente em: Brazilian Journal of Biomotricity, vol. 2, núm. 1, março, 2008, pp. 1-2.
O Brazilian Journal of Biomotricity tem basicamente dois perfis de leitores: o pesquisador, que vem atrás da informação científica para usar como suporte para seus futuros trabalhos, e o leitor não pesquisador, aquele que procura os trabalhos para se atualizar, aprender novas técnicas ou apenas tomar conhecimento da existência delas.
Esse leitor não pesquisador pode não ter noção do que é enviar um trabalho para uma revista científica arbitrada pelo sistema de revisão pelos pares (peer review). Mas vamos tentar transmitir um pouco do que é isso.
O pesquisador passa muito tempo tentando conseguir as condições para realizar seu trabalho. Precisa conseguir verba, equipamentos, assistentes, aprovação do comitê de ética, etc. Tudo para começar o trabalho de coleta de dados. Após a coleta de dados gasta um grande tempo analisando os dados e depois interpretando estes dados. Compara os dados que foram obtidos com o que já existe na literatura, sejam dados que dêem suporte ao seu trabalho ou dados que podem conflitar com os seus. Escreve tudo isso e envia para uma revista.
Ao enviar para a revista coloca sua “cara a tapa”, expressão que significa que expõe a alguém seu trabalho para ser criticado. Inicialmente isso é feito por um dos editores responsáveis, que envia uma mensagem de resposta positiva ou negativa sobre o seu trabalho. O próprio editor pode sugerir algumas mudanças quando percebe que estas são necessárias para adequar o trabalho às normas do periódico. Esta é só a primeira etapa para ver seu trabalho publicado.
O editor então envia para dois revisores o conteúdo do trabalho, sendo retirados do trabalho qualquer identificação de quem são os autores ou centro de pesquisa que produziu o trabalho. Também o autor não sabe quem são estes revisores, a este sistema é dado o nome de duplo-cego. Estes revisores são pesquisadores da mesma área em que o trabalho foi produzido e recebem um caderno de avaliação com itens a serem observados e tem espaço próprio para outras observações que queiram fazer que não estejam citadas no caderno. A partir desta avaliação cada um dos revisores assinala uma das opções: (a) aprovado; (b) aprovado com poucas alterações: (c) aprovado porém com muitas alterações; (d) rejeitado com possibilidade de futuramente submeter o trabalho novamente; ou (e) rejeitado. Todo o material preparado pelos revisores (sem identificação) é enviado aos autores.
Enquanto isso o pesquisador, autor do trabalho aguarda com uma ansiedade grande, afinal o trabalho que teve para preparar o artigo, as horas de suor e sangue foram grandes. Por vezes receber o parecer pode ser cruel, que os revisores não entenderam o trabalho, que foram rigorosos demais, que foram intransigentes com novas idéias...
Bem, aqueles que tiveram sugestões do revisor para alterar seu manuscrito têm agora nova etapa de trabalho, reescrever partes do trabalho, às vezes refazer estatísticas, tabelas e/ou gráficos. Por vezes é sugerido que leia alguns trabalhos que não foram citados para complementar ou atualizar informações. O autor precisa então cumprir esta etapa e reenviar o trabalho, que por sua vez e enviado aos revisores que verificam tudo e escolhe uma das 5 opções novamente (aprovado, aprovado com poucas alterações, etc.). Caso aprovado sem problema, o artigo vai para editoração e sairá em edição futura do BrJB, por vezes novas alterações podem ser requisitadas pelos revisores, voltando então a todo o processo até a aprovação final.
Bem, todo este trabalho é feito com intenção de preservar o conhecimento que será veiculado por nosso periódico, caracterizando que este periódico prima pela qualidade da informação que é passada aos futuros leitores.
Resta afinal um solene agradecimento aos revisores, pois contribuem voluntariamente. Eles têm papel central em todo o processo de qualificação da revista e não recebem as glórias merecidas, mas desde já vai nosso agradecimento e sei que leitores e autores entendem e agradecem sua inestimável colaboração.
Comentários
Postar um comentário
Sugiro conhecer a https://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta